Nosso Sistema - Sistema de Formação Gerencial Sistema de Formação Gerencial
Home / Nosso Sistema

SISTEMA DE ENSINO

O Sistema de Formação Gerencial é a unidade do Sebrae Minas que busca difundir a educação empreendedora pelo estado e pelo país.
Entre suas atribuições está coordenar as ações educacionais de instituições licenciadas, nos mesmos moldes da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG) de Belo Horizonte, além de comercializar soluções de educação empreendedora que incluem os cursos:

  • Ensino Médio + Técnico em Administração;
  • Técnico em Administração.

BREVE HISTÓRIA

O SEBRAE ciente de que, para melhor cumprir sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, definiu como uma de suas estratégias, na década de 90, abrir uma escola. Desde 1992, a Escola do SEBRAE de Formação Gerencial, atua na formação gerencial e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras nos jovens.

Para isto, criou o Sistema de Formação Gerencial, com a responsabilidade de coordenar e comercializar duas soluções de educação empreendedora que aliam teoria e prática: Ensino Médio + Técnico em Administração e Curso Técnico em Administração. A metodologia aplicada nessas soluções contempla os projetos Tutoria, Empresa Simulada, Vitrine e Estágio Curricular.

Clique aqui e conheça mais da estratégia do SEBRAE 2017-2019.

INSTITUIÇÕES PRÓPRIAS – SFG Sebrae

ESCOLA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DO SEBRAE 
ENSINO MÉDIO + TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Fundada em 1994, a EFG Sebrae – Escola de Formação Gerencial do Sebrae de Belo Horizonte – oferece formação simultânea em Ensino Médio + Técnico em Administração.
O aluno estuda em período integral e obtém, ao final do curso, o certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Administração. Uma educação pioneira, que desenvolve comportamentos empreendedores e prepara o aluno para o mercado de trabalho, para administrar o próprio negócio ou para entrar na universidade.

A EFG SEBRAE NEJ (NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO JUVENIL)

Fundada em 2010, a EFG Sebrae NEJ oferece formação Técnica em Administração, em um curso com um ano de duração, para jovens egressos do Ensino Médio da educação pública.
A EFG Sebrae NEJ atua em parceria com o projeto PlugMinas do Governo do Estado. Uma oportunidade para os alunos articularem uma mudança de vida, construindo uma realidade melhor, de forma autônoma.

   Técnico em Administração (EFG NEJ)

ESCOLAS LICENCIADAS

Escolas

Modalidade licenciamento

Escola do Sebrae Belo Horizonte Ensino Médio + Técnico em Administração
Escola do Sebrae NEJ Belo Horizonte Técnico em Administração
EFG Arcos Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Cataguases Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Contagem Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Itabira Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Juiz de Fora – Machado Sobrinho Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Nova Lima Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Pedro Leopoldo Ensino Médio + Técnico em Administração
EFG Salvador (Bahia Técnico em Administração
EFG Vale do Mucuri – Teófilo Otoni Ensino Médio + Técnico em Administração