Escola do Sebrae recebe centenas de educadores no Festival de Educação Empreendedora - Sistema de Formação Gerencial

Escola do Sebrae recebe centenas de educadores no Festival de Educação Empreendedora

Segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Festival de Educação Empreendedora 2018

Um dia de muita inspiração, networking e conhecimento. Assim foi o Festival de Educação Empreendedora, realizado no último sábado (01/12) na sede do Sebrae Minas. O evento, aberto ao público, reuniu mais de 500 educadores, pedagogos e gestores escolares interessados em se atualizar em temas relacionados à educação 4.0, transformação digital, projetos de educação empreendedora, futuro da educação, dentre outros. O evento foi promovido pela Escola do Sebrae e teve o apoio da Fundação Telefônica Vivo.

O evento teve a participação de renomados palestrantes, como o filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé; a futurista, humanista e estrategista de transformação, Jaqueline Weigel; o cientista social e líder da IMPACTO, Francisco Barreto;  a head of design da Aceleradora Kyvo, Clara Bidorini;  Ricardo Pereira, gerente do Sistema de Formação Gerencial e Aline Mamede, da Fundação Telefônica Vivo. Tiago Belotte, da CoolHow, participou como mestre de cerimônias.

07 Arenas do Conhecimento

O público pôde se dividir entre as 07 arenas do conhecimento: Arena Inspiração, Arena Maker, Arena Business, Arena Ativa Agita e Avança, Arena Experience, Arena CER – Sebrae, e Arena da Fundação Telefônica Vivo. Foram 8 palestras, um painel, duas oficinas, além de mostra de startups edtechs e exposição de projetos de educação empreendedora da Escola do Sebrae. 

Festival de Educação Empreendedora 2018

Programação para educadores

As profundas transformações que a educação está passando nos últimos anos foi o tema central do evento. Durante o evento, os palestrantes abordaram temas como “Educação e seus limites”, “Educação, Tecnologia e Empoderamento” e “Visão de Futuro: entre o digital e o humano”, levando o público a refletir sobre o novo papel do educador e a se aproximar desse novo universo: o universo da educação 4.0, da era digital, da inovação e das novas tecnologias, em que tudo se transforma a todo momento.

O público também pôde conferir projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão aplicados na Escola do Sebrae, e conhecer startups edtechs, de Code e do Movimento Maker. Na arena da Fundação Telefônica Vivo, o público pôde conhecer o documentário “Pense Grande.doc“, que reúne casos inspiradores de jovens que estão transformando realidades pelo país. Na arena Experience, o público se divertiu no Escape Game, um jogo de 10 minutos com o desafio de sala de aula invertida.

 

 

 

Desafio Plano de Negócios

O evento também contou com o Desafio Plano de Negócios, que reuniu alunos das escolas licenciadas do Sistema de Formação Gerencial para apresentarem pitches de ideias de negócios desenvolvidas para o Projeto Vitrine. No total, 13 equipes da Escola do Sebrae, Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), EFG Nova Lima, EFG Vale do Mucuri e EFG Contagem se apresentaram para uma banca avaliadora.

O primeiro lugar foi para a equipe Remove, da EFG Nova Lima. O segundo lugar foi para a equipe Hunt, da Escola do Sebrae. E o terceiro para a equipe Ru$h, da Escola do Sebrae. O primeiro lugar foi premiado com óculos de realidade virtual oferecidos pelo Ibmec. 

Equipe vencedora 1º lugar no Desafio Plano de Negócios

Arena Ativa, Agita e Avança da Escola do Sebrae


Deixe uma resposta